O navio de assalto anfíbio USS America (LHA6), uma das mais modernas embarcações da marinha dos Estados Unidos e que chegou ontem ao Rio de Janeiro, abriu suas portas à imprensa nesta quarta-feira para uma visita guiada em que foram exibidos alguns dos armamentos e aeronaves de que dispõe.
O USS America, que conta com 1.400 homens a bordo, faz sua viagem inaugural e atracou no Rio após passar por Cartagena das Índias, na Colômbia. O navio zarpou no dia 11 de julho em Mississipi, e fará sua última parada no dia 15 de setembro em San Diego, na Califórnia, onde fica sua base.
A viagem, intitulada "America visita as Américas", visa reforçar a parceria entre as marinhas do Brasil e dos EUA, melhorar a segurança marítima e a ajuda humanitária, segundo um comunicado divulgado pelo comandante da embarcação.
Durante sua estadia no Rio de Janeiro, a tripulação do USS America vai participar de atividades com militares brasileiros e fará trabalhos comunitários.
Além de contar com helicópteros Seahawk, o navio pode receber caças F-35B e a nova geração de aeronaves com rotores MV-22 Osprey, que combina as vantagens da decolagem vertical dos helicópteros com as altas velocidades e a autonomia de voo dos aviões. O USS America tem 257 metros de comprimento, 57 metros de largura e pode navegar a uma velocidade máxima de 20 nós (37 quilômetros por hora).
Segundo o contra-almirante do USS America, Frank L. Ponds, a nova embarcação participou de uma campanha contra o narcotráfico na Colômbia, de uma missão em Guantánamo e em outra em Trinidad Tobago.