terça-feira, 19 de março de 2013

A Bahia é o 2º estado que mais coletou armas no Brasil

   
   A Bahia é o segundo estado do País que mais coletou armas na Campanha do Desarmamento desde o início deste ano. Os dados são da Secretaria Nacional da Segurança Pública, órgão vinculado ao Ministério da Justiça. 
     De acordo com o levantamento, o Estado recolheu 1.380 armas até a primeira semana deste mês, ficando atrás apenas de São Paulo que coletou 1.877. 
     Iniciada em 2004 a campanha já recolheu 621.839 armas de fogo para destruição no Brasil. O especialista em segurança pública Theodomiro Dias Neto acredita que a retirada de armas de fogo de circulação é um "instrumento eficaz" para a redução do número de homicídios e de combate à violência. "Há uma relação imediata entre arma e homicídio. A coleta de armas é um dos principais fatores que causaram a redução dos homicídios em São  Paulo", afirma. 
      Membro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública Dias Neto opina que nos casos da Bahia e São Paulo (os dois estados que mais recolheram armas) os índices de coleta são fruto de campanha de divulgação e de conscientização da população.