quarta-feira, 24 de julho de 2013

Deputados discutem violência contra jovens nesta quarta-feira (24)

Nesta quarta-feira (24), a Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) realiza o seminário “Políticas Públicas e a Prevenção à Violência Contra Jovens” às 9h, no auditório Jutahy Magalhães. A proposta é uma parceria do Centro de Promoção da Vida Padre Ezequiel Ramin com a deputada estadual Maria del Carmen (PT). A preocupação da parlamentar é discutir sobre a situação no estado, após a publicação da pesquisa que coloca o município de Simões Filho o primeiro lugar no ranking nacional da violência contra jovens.

Dados divulgados no Mapa da Violência 2013: Homicídios e Juventude no Brasil apontam que a violência contra os jovens brasileiros aumentou nas últimas três décadas. As mortes não naturais e violentas cresceram 207,9% no geral e considerando apenas homicídios o aumento chega a 326,1%. A Bahia possui ainda onze dos 30 municípios com as maiores taxas de homicídio e está em quarta posição na escala de ocorrências por estado.

“A busca de novos caminhos para a verdadeira emancipação dos nossos jovens é urgente. Temos certeza de que esse processo passa por um investimento maciço em educação, no que percebemos avanços como a destinação de 75% dos royalties do pré-sal para o setor”, avalia a parlamentar.

O debate é aberto ao público e contará com a presença da coordenadora do Centro de Apoio às Promotorias de Justiça da Criança e Adolescente do Ministério Público da Bahia, Eliana Elena Portela Bloizi; do presidente do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (Cedeca), Waldemar Oliveira; do presidente da Associação Italiana Lorenzo Guanieri (Itália), Stéfano Guarnieri; e do presidente do Projeto Ágata Esmeralda, Mauro Barsi; entre outros.