quarta-feira, 30 de outubro de 2013

O Facebook e a difusão da criminalidade


Diante as perspectivas em que vivemos é notório que o século XXI estará marcado como a época das revoluções midiáticas. Sabe-se que grandes transformações ocorreram no âmbito econômico, tecnológico, cultura e social, mas o surgimento das redes sociais (Facebook, Twitter, Orkut,Youtube), oriundas do advento da internet possibilitaram a integração entre as pessoas em volta de ideias sejam elas políticas, desportivas, religiosas e até mesmo criminosas.

Infelizmente nem tudo que é criado com um propósito positivo consegue manter suas raízes, como é o caso do Facebook,  uma rede desenvolvida nos Estados Unidos que tinha o propósito de integrar alunos de uma Universidade para que pudessem trocar informações e conhecer as pessoas. 

Num curto espaço de tempo essa nova ferramenta de comunicação se popularizou chegando ao Brasil e desbancando no ano de 2011 o popular Orkut, devido as suas inúmeras possibilidade de integração entre as pessoas em torno de assuntos e conteúdos de diversas naturezas.

Hoje vivemos uma triste realidade, o Facebook tem sido utilizado por criminosos de Itabuna e de outras cidades do país, para divulgar e comentar suas ações criminosas, além reunir pessoas em torno dos seus ideais de  incentivo a violência, ao uso de drogas e o desmerecimento das autoridades constituídas. 


Um exemplo claro está na página Raio B Santos no Facebook, com 372 membros, dentre eles muitos menores, são postadas informações sobre as ações de criminosos de Itabuna, fotos que incentivam a criminalidade, o uso de drogas e armas, assim como comentários em que grupos discutem e fazem ameaças uns aos outros de morte. Não bastasse, matérias jornalísticas postadas em blogs da cidade que tratam de homicídios, prisões, assaltos, são retransmitidas e comentadas através destas páginas, por muitos membros que não escondem seus rostos e a preferência de está no mundo do crime.  

Vejam, alguns perfis e conversas destas páginas do Facebook que incentivam a criminalidade: