Mais uma vez índios da tribo Tupinambá e agentes da Força Nacional e Polícia Federal (PF) trocaram tiros na madrugada desta quinta-feira (30), em Buerarema. Quatro viaturas da CAERC chegaram a ser solicitadas na noite de quarta-feira (29) para dar apoio na cidade. Existem informações de que os índios planejam ataques em cidades do extremo sul, no intuito de minar o efetivo da Polícia Federal e Força Nacional e impedir as reintegrações de posse. As informações ainda não foram confirmadas pelas autoridades.
Na madrugada de quarta-feira (29), duas fazendas foram reintegradas por ordem da justiça e uma base policial foi instalada em uma dessas fazendas. Foi neste momento, que índios atacaram policiais da Força Nacional. “Os índios começaram a atirar na base policial de dentro do mato com armas de fogo e fogos de artifício. Os policiais pediram reforços, então eles derrubaram mais de 10 árvores no meio da pista para impedir a chegada dos outros policiais” contou o delegado da Polícia Federal, Alex Cordeiro. Ninguém ficou ferido na ação.
Os índios colocaram barreiras nas principais vias que cortam a região de Buerarema e segundo a polícia, o objetivo da ação era isolar a base da Força Nacional que está na área de conflito.