Um relatório reservado produzido pela Secretaria Geral da presidência da República aponta os riscos de protestos durante a Copa do Mundo. A cópia do relatório foi obtida pelo jornal O Globo e mostra que o conflito de terras no Sul da Bahia está entre as preocupações.
A demarcação de uma área de 47 mil hectares que abrange os municípios de Ilheus, Una e Buerarema, para supostos índios tupinambás, contestada por produtores cujas famílias habitam o local há décadas, gerou um clima de violência permanente, que resultou na morte do líder de assentamento, Juraci Santana.
A morte de Juraci, supostamente por ter se recusado a assumir a condições de indígena e se posicionar contra as invasões, permanece impune.
O relatório lembra que o risco de conflito na região é permanente e cita que as seleções da Alemanha e da Suiça terão centros de treinamento no Sul da Bahia, em Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália, onde a presença de indígenas é muito grande.
O relatório termina com uma sugestão inusitada: que o ex-presidente Lula “entre na Copa” para minimizar as manifestações. (Fonte: Blog do Thame)