sexta-feira, 4 de abril de 2014

Copa 2014: relatório reservado do Governo Federal inclui conflito de terras no Sul da Bahia como preocupação

Um relatório reservado produzido pela Secretaria Geral da presidência da República aponta os riscos de protestos durante a Copa do Mundo. A cópia do relatório foi obtida pelo jornal O Globo e mostra que o conflito de terras no Sul da Bahia está entre as preocupações.
A demarcação de uma área de 47 mil hectares que abrange os municípios de Ilheus, Una e Buerarema, para supostos índios tupinambás, contestada por produtores  cujas famílias habitam o local há décadas, gerou um clima de violência permanente, que resultou na morte do líder de assentamento, Juraci Santana.
A morte de Juraci, supostamente por ter se recusado a assumir a condições de indígena e se posicionar contra as invasões, permanece impune.
O relatório lembra que o risco de conflito na região é permanente e cita que as seleções da Alemanha e da Suiça terão centros de treinamento no Sul da Bahia, em Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália, onde a presença de indígenas é muito grande.
O relatório termina com uma sugestão inusitada: que o ex-presidente Lula “entre na Copa”  para minimizar as manifestações. (Fonte: Blog do Thame)