quarta-feira, 29 de julho de 2015

15º BPM participa de Gincana no Colégio Sagrado Coração de Jesus

Aconteceu na manhã de segunda-feira (27) a XIV GINCANA DE MATEMÁTICA realizada pelo Colégio Sagrado Coração de Jesus, em Itabuna. Três equipes disputavam as provas, sendo uma delas de convidar entidades ou pessoas para que discutissem a influência das drogas na sociedade. 

O 15º Batalhão de Polícia Militar de Itabuna, foi um dos convidados a participar do evento, que foi representado pelos policiais militares Tenente Neres, Soldados Renata Tereza, Sena e Adriana, todos da Seção de Qualidade e Telemática, indicados pelo Major Daniel Riccio Teixeira, Comandante da Unidade. 


As discussões foram divididas em três blocos de apresentações, sendo no primeiro momento proferida pelo Doutor Leonardo, que é Médico formado pela Universidade Estadual de Santa Cruz, e ex aluno do colégio. O Dr. fez uma breve explanação sobre os conceitos de drogas, exemplificou os diversos tipos delas e seus efeitos nos seres humanos. 

Dentre os pontos marcantes de sua apresentação, destaca-se as imagens que ilustraram os efeitos das drogas no corpo das pessoas, sendo expostas imagens do antes e depois de alguns anos dos dependentes químicos, inclusive celebridades. 

Em seguida, a soldado Renata Tereza, que possui formação em pedagogia e é mestranda em Memória: Linguagem e Sociedade pela UESB, transmitiu informações referentes ao Programa Educacional de Resistência as Drogas desenvolvido pelo Batalhão e esclareceu dúvidas entre os jovens, através de uma aula lúdica a respeito dos mitos e verdades sobre as drogas. 
O terceiro momento contou com a participação de um ex-dependente químico. O Sr. Wallison que relatou de forma simples e bastante esclarecedora de como foi a experiência das drogas em sua vida. Os alunos ficaram emocionados com sua estória de vida, ao ouvir as recordações de seu passado sombrio junto as drogas, onde o mesmo chegou a catar lixo para matar a fome. 

Segundo Wallison, as substâncias psicoativas, o levaram a cometer crimes e contravenções que o fez perder 03 (três) anos de sua vida numa unidade prisional. Mas o mesmo após oito internações em clínicas de reabilitação, resolveu ouvir a si mesmo e está há dois anos longe das drogas. Hoje o mesmo tem um serralheria, tem uma família e deixou para turma a mensagem de não se deixar levar pela curiosidade e amizades ruins. 

Suas palavras conseguiram por em prática todas as informações transmitidas pelo Dr Leonardo e a Soldado Renata. As suas experiências foi um bom exemplo de como os jovens devem manter-se longe do mundo das drogas. 

Iniciativas dessa natureza merecem todo apoio da sociedade e devem ser estimuladas, por isso, o comandante do 15 BPM, acreditou no projeto que segue a linha e objetivos da polícia comunitária e aproveita o ensejo para parabenizar a iniciativa da coordenação e alunos do Colégio Sagrado Coração de Jesus. 

Segundo o Major Riccio: “Polícia e comunidade precisam caminhar de mãos dadas na construção de uma segurança pública mais eficaz, melhorando a qualidade de vida das pessoas, principalmente dos jovens”. Fonte: Assessoria de Comunicação do 15° Batalhão.