Um incidente ocorrido em Paulo Afonso, na instalação da Assembleia Itinerante, durante protestos de aproximadamente três dezenas de policias do Corpo de Bombeiros, fardados, pedindo que o Corpo de Bombeiros seja independente da Policia Militar, motivou por telefone do comandante da PM, coronel Alfredo Castro, após consulta ao governador Jaques Wagner (PT), a exoneração do Tenente Coronel Gilvan Macedo de Matos Pernet, o qual, participava do movimento.
Na abertura dos trabalhos o deputado Capitão Tadeu considerou essa atitude do governador como uma agressão ao estado de direito, e defendeu o protesto dos PMs do Corpo de Bombeiros, e disse ser favorável a Corporação ser autônoma. Para tanto, é preciso que a Assembleia Legislativa vote uma PEC (Projeto de Emenda Constitucional).
Com clima tenso em Paulo Afonso, para que a sessão tivesse continuidade sem maiores problemas, os 35 deputados presentes solicitaram ao presidente Marcelo Nilo que interceda junto ao governador para rever a exoneração do Tenente Coronel. Marcelo ficou de consultar Wagner assim que chegar a Salvador e a sessão continuou.
Em entrevista exclusiva aos repórteres Francisco Sales e Júnior Padrão do Programa Radar 89 da Rádio Delmiro FM, o Ten Cel Gilvan disse que não poderia falar sobre o assunto por ser um ato do governador Jaques Wagner: "Não posso informar a respeito ainda, porque inclusive é um ato do governador do Estado e acredito que isso não aconteça, mas se acontecer simplesmente eu arrumo minhas malas e vou para onde o Estado me mandar".
Já o deputado Capitão Tadeu (PSB) disse que solicitou ao presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Nilo (PDT), para que todos os deputados que foram a Paulo Afonso se reunissem com o governador Wagner nesta quinta-feira (08) para solicitar a revogação da exoneração do Ten. Cel. Gilvan.
AUDITÓRIO LOTADO
O auditório do Memorial da Chesf não foi suficiente para comportar o fluxo de pessoas que desejava participar do programa Assembleia Itinerante que está em sua sétima sessão.
Impressionou aos 30 deputados presentes o interesse dos paulo-afonsinos em debater a realidade regional, reivindicar e conhecer o funcionamento do Legislativo. Foi uma reunião de trabalho de alto nível, sendo facultada a palavra inicialmente aos representantes da cidade, deputados Paulo Rangel(PT) e Mário Negromonte Júnior(PP) – por dez minutos. Os demais inscritos falaram por cinco minutos de forma alternada entre situacionistas e oposicionistas.
HINO NACIONAL
Os trabalhos começaram às 14:30h com a execução do Hino Nacional Brasileiro. Em seguida o presidente Marcelo Nilo explicou as razões desse programa de interiorização do Legislativo, agradeceu o apoio recebido do prefeito Anilton Bastos Pereira(PDT), e informou que os presentes poderiam participar através de carta-resposta que colhidas em urna colocada na entrada do Memorial. Sistematizadas depois, as sugestões ou reivindicações embasarão proposições legislativas que serão assinadas conjuntamente e encaminhadas aos órgãos competentes.
No auditório – convertido em plenário – grupos organizados reivindicando ações da administração estadual, como um grupo de bombeiros que defendem a “independência” da Polícia Militar e um grupo que agradecia o veto da presidente Dilma Rousseff aposta à PEC do Ato Médico. Suprapartidariamente os deputados estaduais foram unânimes em elogiar a estratégia de aproximar os representantes dos representados, permitindo também ao conjunto dos parlamentares conhecerem as diversas realidades regionais como observaram Paulo Rangel(PT) e Elmar Nascimento(PR).
Para o deputado Marcelo Nilo, o elevado nível dos debates é prova eloquente do acerto da Assembleia Legislativa em promover esta ação inovadora que desperta o interesse público e permite aos deputados, "in loco", verificar carências, identificar problemas, mas também oportunidades e vocações. A sessão ordinária foi encerrada sem a votação de projetos de lei. Esta primeira sessão, de caráter deliberativo, seguiu o padrão idêntico às realizadas cotidianamente em Salvador. A sessão subsequente, de caráter especial, deu a oportunidade para que a Assembleia Legislativa homenageasse com a medalha Dois de Julho personalidades com relevantes serviços prestados a Paulo Afonso e região.
HOMENAGENS
A Medalha Dois de Julho foi conferida ao prefeito Anilton Bastos Pereira; ao deputados federais Mário Negromonte e Luiz de Deus; ao juiz Rosalino dos Santos Almeida; e ao sindicalista Raimundo Lucena Maciel. Foram indicados para receber a láurea, respectivamente, pelos integrantes da Mesa Diretora, pelo presidente Marcelo Nilo, e pelos deputados Elmar Nascimento, Mário Negromonte Júnior, e Paulo Rangel. Da redação do portal Ozildo Alves com informações de Tasso Franco do Bahia Já.
Fonte: redacao@ozildoalves.com.br