quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Após protestos, comandante do Corpo de Bombeiros de Paulo Afonso é exonerado por telefone

Protesto em frente ao Memorial da Chesf teria motivado a<br>exoneração do Ten. Cel. Gilvan Pernet


Um incidente ocorrido em Paulo Afonso, na instalação da Assembleia Itinerante, durante protestos de aproximadamente três dezenas de policias do Corpo de Bombeiros, fardados, pedindo que o Corpo de Bombeiros seja independente da Policia Militar, motivou por telefone do comandante da PM, coronel Alfredo Castro, após consulta ao governador Jaques Wagner (PT), a exoneração do Tenente Coronel Gilvan Macedo de Matos Pernet, o qual, participava do movimento. 

Na abertura dos trabalhos o deputado Capitão Tadeu considerou essa atitude do governador como uma agressão ao estado de direito, e defendeu o protesto dos PMs do Corpo de Bombeiros, e disse ser favorável a Corporação ser autônoma. Para tanto, é preciso que a Assembleia Legislativa vote uma PEC (Projeto de Emenda Constitucional).

Com clima tenso em Paulo Afonso, para que a sessão tivesse continuidade sem maiores problemas, os 35 deputados presentes solicitaram ao presidente Marcelo Nilo que interceda junto ao governador para rever a exoneração do Tenente Coronel. Marcelo ficou de consultar Wagner assim que chegar a Salvador e a sessão continuou.
Em entrevista exclusiva aos repórteres Francisco Sales e Júnior Padrão do Programa Radar 89 da Rádio Delmiro FM, o Ten Cel Gilvan disse que não poderia falar sobre o assunto por ser um ato do governador Jaques Wagner: "Não posso informar a respeito ainda, porque inclusive é um ato do governador do Estado e acredito que isso não aconteça, mas se acontecer simplesmente eu arrumo minhas malas e vou para onde o Estado me mandar".
Já o deputado Capitão Tadeu (PSB) disse que solicitou ao presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Nilo (PDT), para que todos os deputados que foram a Paulo Afonso se reunissem com o governador Wagner nesta quinta-feira (08) para solicitar a revogação da exoneração do Ten. Cel. Gilvan.


AUDITÓRIO LOTADO
O auditório do Memorial da Chesf não foi suficiente para comportar o fluxo de pessoas que desejava participar do programa Assembleia Itinerante que está em sua sétima sessão. 
Impressionou aos 30 deputados presentes o interesse dos paulo-afonsinos em debater a realidade regional, reivindicar e conhecer o funcionamento do Legislativo. Foi uma reunião de trabalho de alto nível, sendo facultada a palavra inicialmente aos representantes da cidade, deputados Paulo Rangel(PT) e Mário Negromonte Júnior(PP) – por dez minutos. Os demais inscritos falaram por cinco minutos de forma alternada entre situacionistas e oposicionistas.
HINO NACIONAL
Os trabalhos começaram às 14:30h com a execução do Hino Nacional Brasileiro. Em seguida o presidente Marcelo Nilo explicou as razões desse programa de interiorização do Legislativo, agradeceu o apoio recebido do prefeito Anilton Bastos Pereira(PDT), e informou que os presentes poderiam participar através de carta-resposta que colhidas em urna colocada na entrada do Memorial. Sistematizadas depois, as sugestões ou reivindicações embasarão proposições legislativas que serão assinadas conjuntamente e encaminhadas aos órgãos competentes.
No auditório – convertido em plenário – grupos organizados reivindicando ações da administração estadual, como um grupo de bombeiros que defendem a “independência” da Polícia Militar e um grupo que agradecia o veto da presidente Dilma Rousseff aposta à PEC do Ato Médico. Suprapartidariamente os deputados estaduais foram unânimes em elogiar a estratégia de aproximar os representantes dos representados, permitindo também ao conjunto dos parlamentares conhecerem as diversas realidades regionais como observaram Paulo Rangel(PT) e Elmar Nascimento(PR).
Para o deputado Marcelo Nilo, o elevado nível dos debates é prova eloquente do acerto da Assembleia Legislativa em promover esta ação inovadora que desperta o interesse público e permite aos deputados, "in loco", verificar carências, identificar problemas, mas também oportunidades e vocações. A sessão ordinária foi encerrada sem a votação de projetos de lei. Esta primeira sessão, de caráter deliberativo, seguiu o padrão idêntico às realizadas cotidianamente em Salvador. A sessão subsequente, de caráter especial, deu a oportunidade para que a Assembleia Legislativa homenageasse com a medalha Dois de Julho personalidades com relevantes serviços prestados a Paulo Afonso e região.  
HOMENAGENS
A Medalha Dois de Julho foi conferida ao prefeito Anilton Bastos Pereira; ao deputados federais Mário Negromonte e Luiz de Deus; ao juiz Rosalino dos Santos Almeida; e ao sindicalista Raimundo Lucena Maciel. Foram indicados para receber a láurea, respectivamente, pelos integrantes da Mesa Diretora, pelo presidente Marcelo Nilo, e pelos deputados Elmar Nascimento, Mário Negromonte Júnior, e Paulo Rangel. Da redação do portal Ozildo Alves com informações de Tasso Franco do Bahia Já.
Fonte: redacao@ozildoalves.com.br