sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Polícia Militar acompanha protestos em Buerarema


Na manhã desta sexta-feira (16), manifestantes compostos por comerciantes, fazendeiros e populares interditaram a BR 101 entre as cidades de Itabuna e Buerarema, com o intuito de chamar a atenção do Governo Estadual e Federal para o impasse entre índios e produtores rurais. 

O impasse está nas ações desenvolvidas pelos supostos índios da tribo Tupinambá,  que nos últimos dias, ocuparam fazendas e tentaram assassinar três produtores que foram encaminhados para o Hospital de Base em Itabuna.

A cidade de Buerarema possui cerca de 20 mil habitantes e fica a 17 km de Itabuna, no Sul da Bahia. 

Segundo o fazendeiro Messias Corretor “Já está acontecendo derramamento de sangue, será que vai precisar de mais gente ferida para resolverem o problema?”. 

Para dar volume ao movimento, um grande número de populares aderiram ao protesto que não tem hora para acabar. Os manifestantes já incendiaram três carros. Primeiro queimaram uma S10, depois um Gol e por fim uma Ranger, todos com placas brancas e plotados com identificação de alguma repartição pública. Em todas as situações, os ocupantes dos veículos foram retirados. 

Além da destruição dos automóveis, uma médica do SAMU de Itabuna foi impedida de passar pelo bloqueio. Já em relação aos supostos índios, foram vistos próximo a praça principal da cidade, o que provocou a correria de muitos manifestantes em direção aos três homens que tiveram de ser escoltados pela Polícia Militar.

Neste momento a Polícia Rodoviária Federal e a Polícia Militar estão acompanhando os protestos e mantendo contato com os manifestantes.

Atualização 19:00h

Sob o Comando do Tenente Coronel PM Lemos, 15 viaturas atuam neste momento no município de Buerarema, prevenindo possíveis desordens. A situação já é de tranquilidade na região.