sábado, 28 de setembro de 2013

8 situações constrangedoras para os policiais

Constrangimento Policial

Quando vai ao banheiro fardado

Para muitos, todo o aparato carregado pelo policial no cinto e nas pernas (coldres, carregadores etc) gera um efeito visual impactante, mas quanto mais “embuste” se carrega, mais oneroso se livrar no momento do “aperto” fisiológico. Situações trágicas – ou cômicas – podem ocorrer nestes momentos.

Quando vai fardado a um restaurante

No imaginário de muitos comerciantes há o entendimento de que o policial sempre está interessado em um “cafezinho”, crença alimentada por muitos colegas que se aproveitam de sua condição profissional para impor gratuidades não obrigatórias a proprietários de restaurantes e lanchonetes (que, muitas vezes, tentam privatizar a segurança do policial). Na hora do pagamento da conta, não é incomum que o comerciante demonstre aquele ar indagador (e constrangedor): “cobro ou não cobro”?

Quando media uma discussão

São muitos os casos em que policiais intervêm em discussões não violentas, principalmente entre casais, onde uma ou ambas as partes insistem que o policial assuma um dos lados da discussão. De mediador, querem que o policial torne-se advogado. Alguns briguentos chegam a dizer: “você está defendendo a parte dele(a)!”.

Quando falam mal da polícia

O policial vai na festa de batizado da sobrinha, senta na mesa com conhecidos, e conhecidos dos seus conhecidos, e eles, sem saber que um policial está presente, começam a falar mal da polícia e dos policiais, que são “todos corruptos”, “todos truculentos” etc. Os conhecidos olham para o policial esperando uma réplica, mas este geralmente não sabe muito o que fazer.

Quando encontra um colega em erro

Você está trabalhando na rua, resolve fazer uma blitz, e aí para um sujeito embriagado conduzindo um veículo de forma perigosa. Ao averiguar a situação, descobre tratar-se de policial. Constrangimento inevitável.

Quando precisa anular compromissos

Assim como outras poucas profissões, a atividade policial exige do profissional um desapego a datas comemorativas e solenes. Não é raro que o policial trabalhe no Natal, Revellion etc. Mas é bastante complicado quando você não está escalado, e de repente, na noite de aniversário do filho, descobre que precisará se ausentar por causa de uma escala extra.

Quando encontra o colega que lhe “deu capote”

As polícias brasileiras convivem com uma política de valorização de pessoal que possui muitas distorções ainda. Às vezes ocorre, por distorções nas promoções, nas polícias militares por exemplo, que majores menos antigos comandem capitães mais antigos (que ingressaram na polícia anteriormente) e assim por diante.

Quando a política manda na polícia

Em alguns casos, determinados procedimentos técnico-profissionais estão claros e devem ser executados de acordo com o que os policiais aprendem na escola de formação. Mas vem um deputado, prefeito, vereador ou outro “mandatário” e “convence” o policial tomador de decisão a praticar posturas distintas daquela considerada adequada.
Se você é policial e considera alguma outra situação tipicamente policial constrangedora, deixe seu comentário.
Fonte: Abordgaem Policial