segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Dois policiais são mortos em menos de 24 horas na Bahia

FONTE: Agora-online
aegaerrer
A Bahia foi considerada em 2012 o segundo estado em morte de policiais
Em menos de 24 horas, dois policiais militares lotados em Bom Jesus da Lapa foram cruelmente assassinados. Lázaro de Oliveira da Silva, 28 anos, e Fábio Rocha de Oliveira, 28, foram mortos a tiros. Lázaro foi baleado após descer de um ônibus na BR 101, em Alagoinhas, cidade onde morava. A autoria e motivação são desconhecidas. A PM e a Polícia Civil realizam diligências na região em busca de suspeitos.
Já Fábio foi surpreendido pelos atirados, dois homens armados em uma motocicleta, quando chegava em casa, no município de Riacho de Santana. Segundo testemunhas, os bandidos anunciaram o assalto e ao perceberem que era um policial militar, efetuaram vários disparos contra a vítima, que não reagiu, foi atingida e morreu no local.

Dados preocupantes
Um levantamento divulgado pelo jornal Folha de São Paulo apontou a Bahia como o segundo estado com maior número de policiais mortos em 2012. A pesquisa foi feita com base em dados das secretarias estaduais de Segurança Pública, que registrou até o final de outubro o índice lamentável de dezesseis policiais assassinados no estado.
Outro dado alarmante do levantamento feito pelo Folha é de que no Brasil, um policial é assassinado a cada 32 horas. A conta fica mais preocupante quando somados os casos: pelo menos 229 policiais, entre civis e militares, foram mortos este ano no país.

Desses policiais mortos, 79% (o que equivale a 183 policiais) estava de folga no momento do crime. Esse número pode ser ainda maior porque Rio de Janeiro e Distrito Federal não discriminam as causas da morte dos policiais mortos fora do horário de trabalho. O estado do Maranhão também não forneceu dados.

A Bahia só perde em números para o estado de São Paulo, que teve mais de 100 policiais mortos no ano passado, 88 deles policiais militares. Dos pelo menos 16 policiais mortos na Bahia em 2012, 14 estavam de folga e apenas dois estavam a serviço quando foram assassinados.