quinta-feira, 3 de abril de 2014

Policias Militares serão homenageados pelo comando da CIPRv


A CIPRv – Companhia Independente de Polícia Rodoviária Estadual de Itabuna realiza solenidade militar, nesta sexta-feira (4), a partir das 8h30, no auditório do Sest Senat, onde presta homenagem a personalidades militares e entregará Medalhas por Tempo de Serviço e Medalha Marechal Argolo – Visconde de Itaparica, com o intuito de motivar os componentes da Unidade Operacional Especializada.
Serão entregues 189 medalhas ao todo. Destas, 61 de grau prata e 127 de grau bronze, por Tempo de Serviço, somente para policiais da Unidade. Esta comenda destina-se a premiar oficiais e praças em reconhecimento aos mais de 10 anos de bons e leais serviços prestados a Polícia Militar do Estado da Bahia, ao longo da carreira militar. Apenas uma medalha Marechal Argolo – Visconde de Itaparica será entregue. Esta se destina a premiar o policial que se distinguiu no cumprimento do dever.
Além da premiação com medalhas, um oficial da unidade será homenageado pela tropa, pelo exemplo de liderança, companheirismo e dedicação. Também será entregue o prêmio de Policial Padrão do mês de fevereiro deste ano. O intuito é valorizar o PM, pelo desempenho e competência no serviço Operacional.
Para o Major Manoilzo, comandante da Unidade é fundamental esse reconhecimento para o crescimento de uma equipe e em consequência o bom atendimento a comunidade. “A ideia é valorizar e reconhecer os bons serviços prestados pelos nossos policiais. Idealizamos a Parada com a finalidade de tornar público esse reconhecimento. Tenho procurado fazer o comando desta Unidade Especializada, priorizando estes critérios de gestão”.
Várias autoridades estarão presentes na solenidade, que será presidida pelo Coronel PM Paulo Faustino da Silva, comandante do CPE- Comando de Policiamento Especializado.
 
Medalhas
Por Tempo de Serviço. A concessão de medalha por tempo de serviço da Polícia Militar da Bahia foi criada conforme art. 2º do decreto Nº 24.261, de 02 de setembro de 1974, e é concedida em três momentos da carreira de um policial militar: 30 anos (ouro), 20 anos (prata) e 10 anos (bronze). Destina-se a recompensar os bons serviços prestados pelos oficiais e praças, devendo os mesmos satisfazer condições, tais como: ser considerado merecedor por seu comandante, chefe ou diretor e não ter sido punido disciplinarmente por transgressão atentatória à honra pessoal e ao decoro da classe.
Marechal Argolo – Visconde de Itaparica. A medalha do mérito Marechal Argolo – visconde de Itaparica foi instituída pelo decreto estadual nº. 26.101, de 25 de abril DE 1978. Destina-se a premiar os integrantes da corporação que se hajam distinguido no cumprimento do dever Policial Militar.

Prêmio Policial Padrão
Foi instituído através de portaria Nº 009 – CG/05, publicada em Boletim Geral Ostensivo nº 041 de 03 de março de 2005. A referida portaria estabelece que sejam agraciados com o título, os policiais que por seus méritos pessoais e profissionais, se sobressaiam no cumprimento do dever, merecendo o reconhecimento da instituição. Tem como objetivo principal, promover maior integração entre o comando e a tropa, elevando a moral dos integrantes da unidade, reforçando o espírito de corpo, reconhecendo sua assiduidade, a sua capacidade profissional, a disciplina, a lealdade, bem como, a ética no exercício da sua função.
Por: Ana Paula Pires