sexta-feira, 23 de maio de 2014

Baianos ainda não sacaram R$ 39 milhões do PIS

Cerca de R$ 39 milhões estão no banco à espera dos trabalhadores baianos. Esse dinheiro pode ser retirado até o dia 30 de junho e refere-se ao abono do Programa de Integração Social (PIS).

O programa dá direito a  um salário mínimo para quem trabalhou com carteira assinada no mínimo um mês do ano de 2013 e está cadastrado no programa há pelo menos cinco anos e ganha até dois salários mínimos .  Na Bahia, segundo a Caixa Econômica,  54.053 pessoas estão nessa situação, mas ainda não sacaram o abono.


Um calendário anual é definido de acordo com o mês de nascimento do beneficiário. Isso  indica a data de início em que o benefício pode ser retirado, mas qualquer trabalhador que tenha direito, mesmo que já tenha passado a data pode sacar até  30 de junho. Caso isso não aconteça, o valor retorna para o fundo federal. Especula-se que o governo   não estaria evitando fazer campanhas sobre o programa para fazer com que os valores componham o orçamento.


O gerente regional dos Canais de Atendimento da Caixa, Lídio Mota, discorda da especulação e alerta a existência de  canais de informação. “No site da Caixa tem as informações, além de ter dados  e cartazes nas agências e agentes lotéricos e correspondentes bancários”.


A medida só não contempla os empregados domésticos e trabalhadores urbanos ou rurais cuja relação de trabalho esteja vinculada a uma pessoa física, assim como os menores aprendizes. (Com informações do Correio)