segunda-feira, 14 de julho de 2014

Previdência Estadual realiza Balcão Previdenciário em doze cidades do interior

Previdência Estadual realiza Balcão Previdenciário em doze cidades do interiorO Balcão Previdenciário - iniciativa da Previdência Estadual (Suprev), unidade vinculada à Secretaria da Administração (Saeb) – estará, a partir do mês de julho, em 12 cidades do interior da Bahia: Teixeira de Freitas, Eunápolis, Guanambi, Serrinha, Jacobina, Senhor do Bonfim, Itabuna, Itapetinga, Itaberaba, Irecê, Ibotirama e Seabra. O balcão tem objetivo de esclarecer temas e tirar dúvidas sobre a previdência para servidores ativos, civis e militares. 
 
Com três anos de criação, os resultados da atuação do Balcão Previdenciário estão sendo positivos. Até o momento, 3.748 servidores foram atendidos e 6.396 serviços prestados ao longo das visitas realizadas nas 62 unidades da administração direta e indireta (capital e interior). 
 
Daniella Gomes, superintendente da Suprev, aponta que o projeto vem conseguindo sensibilizar os servidores para as questões previdenciárias. “Com a interiorização do balcão, a Suprev cumpre a meta de alcançar mais servidores e, com isso, materializarmos as diretrizes governamentais de valorização do servidor e disseminação da cultura previdenciária no estado”, afirma Daniella.
 
Segundo o calendário divulgado pela Previdência, as primeiras cidades a receberem o balcão serão Teixeira de Freitas e Eunápolis nos dias 22 e 23 de julho.  O serviço segue em Guanambi, dia 12 de agosto; em Serrinha, Jacobina e Senhor do Bonfim nos dias 16, 17 e 18 de setembro; Itabuna e Itapetinga nos dias 07 e 08 de outubro. Por fim, entre os dias 21 e 24 de outubro, será a vez de Itaberaba, Irecê, Ibotirama e Seabra. Os atendimentos serão realizados nas Diretorias de Educação (Direcs) e Diretorias de Saúde (Dires).
 
Entre os serviços oferecidos pelo balcão estão esclarecimentos sobre descontos previdenciários aos fundos Funprev e Baprev, informação sobre aposentadorias, pensões e auxílios-reclusão, simulador de aposentadoria, tramitação de processos, recolhimento de contribuição previdenciária de servidores à disposição, averbação de tempo de serviço e abono de permanência – cabimento.
 
Além de esclarecer o funcionalismo, outro objetivo do balcão é disseminar a cultura previdenciária para sensibilizar os servidores ativos acerca dessas questões que se iniciam desde seu ingresso no serviço público. A meta é atender, até o final de 2014, todos os municípios baianos que sejam sede de Dires e Direc tenham sido contemplados com o balcão.