sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Pesquisa mostra que 77% dos PMs são a favor da desmilitarização e da pena de morte

Uma pesquisa feita com agentes de segurança de todo o país mostra que 77% dos policiais são a favor da desmilitarização da instituição. A pesquisa aponta ainda que quase metade dos 21 mil policiais e agentes de segurança que responderam o questionário ainda é a favor da pena morte, enquanto 43% da corporação acredita que o policial que mata criminoso seja inocentado pela Justiça e ainda receba premiação pelo ato.

Ainda de acordo com a pesquisa, 53,4% discordam que os policiais militares sejam julgados pela Justiça Militar. Para 80,1% dos policiais, há muito rigor em questões internas e pouco rigor em assuntos que afetam a segurança pública. Os policiais também responderam questões ligadas às condições de trabalho. Do total dos entrevistados, 34,4% dizem que pretendem sair da corporação assim que conseguir outra oportunidade de trabalho; 38% teriam escolhido outra carreira; enquanto 55% planejam se aposentar onde trabalham atualmente.


Sobre as dificuldades no ambiente de trabalho, os policiais destacam contingente policial insuficiente, falta de uma política de segurança pública e formação e treinamento insuficientes, sendo que para 80%, os salários estão abaixo do que acreditam ser o ideal.


Ainda conforme a pesquisa, 59,6% disseram já terem sido humilhados por superiores hierárquicos, 40,9% já tiveram seus direitos trabalhistas desrespeitados e 33,3% afirmaram ter sido acusados injustamente por um crime. Entre os ouvidos da Polícia Militar, 38,8% dizem ter sido vítima de tortura em treinamento ou fora dele, percentual que é de 41,3% entre os representantes do Corpo de Bombeiros.


A pesquisa foi realizada e coordenada pelo Centro de Pesquisas Jurídicas Aplicadas (CPJA), pertencente à Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas – em parceria com a Secretaria Nacional da Segurança Pública. O estudo foi realizado com policiais militares, civis, federais, rodoviários federais, bombeiros e peritos criminais de todos os estados.



Do total de entrevistados, 52,9% são membros da Polícia Militar, 22% da Polícia Civil, 10,4% da Polícia Federal, 8,4% do Corpo de Bombeiros, 4,1% da Polícia Rodoviária Federal e 2,3% da Polícia Científica. O relatório com as perguntas utilizadas pela pesquisa foi enviado para  463.790 policiais,  dos quais 21.101 responderam voluntariamente. Os profissionais foram ouvidos entre os dias 30 de junho e 18 de julho. A divulgação da pesquisa aconteceu ontem, durante o  8º Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), em São Paulo. (Do Correio)