segunda-feira, 11 de março de 2013

Tranquilidade na Lavagem do Beco do Fuxico é reflexo da atuação Policial Militar



  
No último sábado 09, a Praça Adami ficou pequena para a quantidade de foliões que foram às ruas para a lavagem do Beco do Fuxico. A cidade que não teve carnaval este ano, aproveitou o momento para extravasar a alegria contida e invadiu as ruas do cinquentenário, Rui Barbosa, Duque de Caxias e transversais.
Sem ocorrências de maior relevância a festa transcorreu na normalidade sendo 07 pessoas conduzidas por agressões físicas. 


            A tranquilidade foi garantida por aproximadamente 200 policiais militares que foram distribuídos em 38 patrulhas de diversas modalidades: patrulhamento a pé entre os foliões, montado a cavalo, motos e carro em torno da festa.


           O Comandante do 15° Batalhão de Polícia Militar de Itabuna, o Ten Cel PM Marcos Antonio Lemos esteve no comando do policiamento e traçou estratégias de alocação no terreno do pessoal de serviço de maneira eficiente que proporcionou maior segurança aos foliões presentes na festa. 



A tropa de choque especializada (CETO) do 15º Batalhão acompanhou durante todo o percurso os Trios Elétricos que saiam do Jardim do Ó em direção a Praça Adami, garantindo que apenas a brincadeira estivesse presente na folia, realizando abordagens aos que se exaltavam e desenvolvessem atitudes suspeitas.

  

Já no entorno do circuito a Polícia Militar Montada atuou na segurança daqueles que chegavam para curtir a festa e os que se deslocavam para as suas casas. Além de evitar danos e furtos aos veículos e estabelecimentos próximos a festa.
Com a festa segura, a alegria tomou conta das mais de 30 mil pessoas que aproveitaram o som das Bandas Locais a exemplo da Banda Tsunami que arrastou a multidão e da banda baiana Armandinho, Dodô e Osmar.





            O Alerta Grapiúna que registrou os momentos da festa acredita que a Lavagem do Beco do Fuxico com tais proporções tende a virar tradição e o carnaval voltar a ser na Avenida do Cinquentenário, resgatando suas origens e trazendo a alegria ao povo grapiúna.