segunda-feira, 22 de abril de 2013

Centro Integrado de Comunicação será inaugurado em Itabuna nesta quarta-feira


 

O Centro Integrado de Comunicação (CICOM), aparelho criado para integrar as ações policiais que compõe o Sistema Estadual de Segurança Pública, no que se refere ao processamento das telecomunicações, será inaugurado oficialmente em Itabuna nesta quarta-feira (24), na sede do 15° Batalhão de Polícia Militar.

Itabuna será a sexta cidade de 22 na Bahia a dispor do sistema integrado de atendimento a população. Salvador, Feira de Santana, Alagoinhas, Vitoria da Conquista e Porto seguro já dispõe deste serviço que centraliza as ligações do 190 (Polícia Militar), 197 (Polícia Civil) e 193 (Corpo de Bombeiros), para agilizar o tempo de resposta da polícia nas ruas já que todas as viaturas possuem sistema de rastreamento onde é possível em tempo real saber qual a guarnição mais próxima da ocorrência solicitada.

O Centro de Operações contará com o efetivo de 10 pessoas entre civis e militares que irão auxiliar a população 24 horas por dia em tempo real, aos chamados das cidades de Itabuna, Ilhéus, Canavieiras, Una, Camacã, Ibicaraí, Coaraci, Iguaí, Ubaitaba, Itajuípe, Ibirapitanga, Ubatã, Uruçuca, Buerarema, Maraú, Itacaré, Aurelino Leal, Mascote, Santa Luzia, Nova Canaã, Ibicuí, Itapé,  Potiraguá, Pau Brasil, Floresta Azul, Arataca, Gongogi, Itapitanga, Barro Preto,  Itajú do Colônia, Barra do Rocha, Almadina, Jussari, Santa Cruz da Vitória,  São José da Vitória e Firmino Alves.

A previsão é de que o governador Jaques Wagner venha a Itabuna inaugurar o CICOM nesta quarta, acompanhado do Secretário de Segurança Púbica Mauricio Barbosa, o comandante-geral da Polícia Militar Cel PM Alfredo Castro, Cel PM Reis e o comandante do 15° BPM Ten Cel Marcos Antonio Lemos, dentre outras autoridades.

A CICOM é uma realidade que vem a atender uma determinação da SENASP (Secretaria Nacional de Segurança Pública) de integrar os órgãos de Segurança Pública no que tange a comunicação.