quarta-feira, 22 de maio de 2013

PM intensifica combate ao som abusivo em Itajuípe


Uma prática que tem crescido muito e que tem causado grande desconforto na população é o som abusivo. Nas centrais de polícia de diversas cidades chovem telefonemas reclamando dos barulhos ensurdecedores das enormes caixas de som, cada dia mais potentes. 

Em Itajuípe, a Polícia Militar tem sido implacável contra o abuso dos carros com som e residências onde também a prática é comum. Em apenas 10 dias a PM da cidade apreendeu 08 equipamentos de som e encaminhou ao fórum local, através da lavratura do Termo Circunstanciado de Ocorrência, o chamado TCO. 

O crime está previsto na Lei de Contravenções Penais, no art. 42: “ Perturbar alguém o trabalho ou o sossego alheios:

I – com gritaria ou algazarra;
II – exercendo profissão incômoda ou ruidosa, em desacordo com as prescrições legais;
III – abusando de instrumentos sonoros ou sinais acústicos “

De acordo com o Comandante do Pelotão de Itajuípe, Ten PM Antônio Cosme, o próprio policial de serviço que flagra o som abusivo lavra o termo e apreende os equipamentos. Depois  encaminha ao Juizado Especial criminal para as medidas cabíveis. O Ten PM Cosme promete continuar intensificando  ações de combate a essa prática, pois são muitas as queixas da população. Afirma ainda que o Poder Judiciário tem dado incondicional apoio à polícia militar, o que tem garantido a punição exemplar dos infratores.

Por: ASCOM - 15° Batalhão