O governo de São Paulo oficializou nesta quarta-feira (22) a implementação de uma nova política de meritocracia para policiais civis e militares. Pela nova política, policiais que ajudarem a reduzir os índices de violência em suas áreas de atuação poderão ganhar um bônus em dinheiro.
O projeto foi apresentado nesta manhã pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, em entrevista ao Bom Dia São Paulo. Na entrevista, Alckimin disse que o bônus começará a ser feito em 2014, com valor inicial de R$ 4 mil e valor máximo de R$10 mil.
A Secretaria de Segurança de São Paulo, no entanto, contrariou a informação inicial do governador e disse que o valor do bônus ainda não está definido.
As metas serão estabelecidas pelo governo, em parceria com os institutos Sou da Paz. "O objetivo não é criar uma competição entre policiais, mas um estímulo para ter resultados na redução da criminalidade", disse o governador em entrevista.
A novidade faz parte do pacote de medidas "São Paulo contra o crime", com o objetivo de combater a criminalidade e os índices de violências no Estado. Além do bônus para policiais que cumprirem metas, o governo também aumentará o número de oficiais das polícias civil e técnico-científica. Segundo Alckmin, serão ao todo 4.665 novas vagas.