quarta-feira, 10 de julho de 2013

Associações de PMs negam boato e dizem que tropa não para amanhã

O protesto geral das centrais sindicais que envolverá diversas outras categorias profissionais e manifestantes civis na manhã desta quinta-feira (11) não terá envolvimento da Polícia Militar. A informação foi confirmada por presidentes de associações de PMs entrevistados pelo Bocão News após uma série de boatos que têm circulado pelo Estado.

De acordo com o vereador Soldado Prisco (PSDB), líder da Associação de Policiais e Bombeiros do Estado da Bahia (Aspra), nenhuma decisão relativa a uma participação dos patrulheiros na manifestação foi discutida com ele. Atualmente, Prisco é o principal representante da categoria. Ele afirmou também que não acredita que nenhuma outra associação de outra corrente tenha forças para levar adiante um protesto semelhante.

A opinião é compartilhada pelo sargento José Lourenço Dias, presidente da Associação dos Policiais do Estado da Bahia (Aspol). O policial alega que, apesar de haver exclusão da tropa dos protestos, a categoria presta total solidariedade às manifestações, que classifica como legítimas. Ele lembra que atualmente a prioridade da tropa é se voltar para as próprias questões.

Dias revela que atualmente há reuniões dos policiais e novas manifestações podem vir por aí em um futuro próximo. “Estamos reunidos para elaborar a formação do Estatuto, que é realmente o que a categoria quer neste momento”. O sargento encerra dizendo que as negociações com o Governo do Estado permanecem ativas, mas que os policiais exigem “soluções imediatas” da gestão Wagner.