quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Bases Comunitárias prometidas em 2011 não serão inauguradas este ano, devido a falta de efetivo, diz Secretário de Segurança

Sem PMs suficientes, SSP não deve inaugurar todas as Bases Comunitárias prometidas em 2011
Após a inauguração da 13ª Base Comunitária de Segurança na Bahia, em São Caetano, o governo baiano chegou a apenas 38% da meta prometida em 2011, que seria cumprida até o final deste ano. A promessa era de construir 34 unidades, sendo 20 em Salvador e 14 no interior. 

A falta de policiais militares suficientes para cumprir o cronograma é a principal causa apontada pelo titular da Secretaria de Segurança Pública para o atraso. Em conversa com o Bahia Notícias, Maurício Barbosa explicou que a programação “ainda existe”, mas adiantou que não é possível bater o martelo sobre quantas bases estarão em funcionamento até o final de 2013. “Vamos de acordo com a nossa possibilidade. 

É difícil dizer [quantas serão inauguradas até o fim deste ano], porque depende de obras e algumas atrasaram. Tivemos atraso em licitações e dependemos da estrutura física e do efetivo de policiais disponível. 

Temos obras agora para construção de bases em locais como Águas Claras, Feira de Santana e Cabula. Temos também um concurso em andamento para mais dois mil policiais. Ainda tivemos que remanejar homens para outras áreas, alterar o planejamento de acordo com a necessidade, para não atrapalhar as ações do cotidiano”, argumentou. 

Também há obras em andamento para a inauguração de uma base em Engomadeira, que vai abranger Tancredo Neves. Para cumprir a promessa feita em 2011, a SSP teria de entregar uma média de uma unidade por mês, mas já se passaram 29 meses e a taxa está em 0,4 bases inauguradas a cada 30 dias. Se o ritmo continuar, até o fim deste ano, seria possível inaugurar aproximadamente mais duas bases.