quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Guardas civis dos municípios de Ilhéus e Itabuna terão porte de arma de fogo para uso particular

Guardas Civis municipais das cidade de Ilhéus e Itabuna participaram do curso de capacitação de armamento e tiro para Guardas Municipais, realizado no Parque das Dunas em Estela Mares Salvador, entre os dias 14 e 27 de julho.

O curso com carga horária de 160 horas/aula, foi ministrado em 10 dias e capacitou os guardas civis a utilizarem arma de fogo para a segurança pessoal e da sociedade. 

Dentre as técnicas de tiro apreendidas, foram ministradas técnicas de primeiros socorros, defesa pessoal, legislação de trânsito, armas brancas, abordagem, combate simulado, combate urbano, ação e reação, verbalização, identificação de suspeitos, embarque e desembarque de viaturas.

Todas as intruções foram ministradas por profissionais da área policial, a exemplo de agentes da Polícia Federal e da Academia de Polícia Civil da Bahia e está respaldada pelo art. 6º da Lei Federal 10826/03 e dos artigos 40º ao 44º do decreto federal 5123/04O. 

Cuja autorizado advém do Ministério da Justiça, através do convênio número 90.008, com autorização de instrução para municípios contemplados pela lei 10.826/03 e decreto 5.123/04, que regem o estatuto do desarmamento para porte de arma dos guardas municipais. 

A iniciativa foi patrocinada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública – SENASP.