O Grupamento Aéreo da PMBA participou com seus pilotos – TEN CEL PM
LÁZARO MONTEIRO, MAJ PM CESAR RICARDO, CAP PM HERLON CONCEIÇÃO e CAP PM ROGÉRIO
ARAGÃO – do treinamento em simulador sintético de voo para a aeronave bimotora
EC 145, atividade realizada no Training Center da AMERICAN EUROCOPTER na
condado de Grand Praire, Texas, Estados Unidos, no período da primeira quinzena
do mês de agosto último.
Segundo o TC PM LÁZARO, Comandante do GRAER, o treinamento
foi muito produtivo, desenvolvido em simulador do tipo Flight Training
Device (FTD) e envolveu voo regular altamente realístico no tipo EC 145 e suas
diversas emergências. “Esse treinamento faz parte do pacote de instrução
cuidadosamente preparado para dotar nossos profissionais dos conhecimentos necessários a boa operação do nosso PR-KPM, helicóptero EC 145 adquirido
pelo Estado da Bahia, já entregue e em plena operação”, afirmou o Oficial.
Além das situações de emergência, foi promovido também o
treinamento simulado em situações e cenários típicos da Aviação de Estado, da entrada
inadvertida em condições meteorológicas de voo por instrumentos (IMC) e seus
procedimentos. Essas ações aumentam a verossimilhança da proposta e reduzem a
distância entre o treinamento simulado sintético obtido e aquele real desejado.
TREINAMENTO
PBN
Já na no
dia 19 de agosto todos os Oficias Pilotos do GRAER participaram da instrução
sobre Navegação Baseada em Performance – PBN, treinamento necessário para
operação de maquinas com recursos RNAV. A instrução foi conduzida pelo
Instrutor Credenciado Adriano da Silva da AEROGRIPS e fora feita nas próprias
instalações do auditório do GRAER da PMBA. Essa atividade também faz parte do
pacote de instrução da compra do EC 145.
Introdução
à PBN, CNS/ATM e seus conceitos básicos, Recursos RNAV e RNP, fraseologia,
espaços aéreos, exigências de qualificação a tripulação e diferentes tipos de
equipamentos de radio comunicação para navegação por performance instalado nas
maquinas, procedimentos de contingencia, Normas, regulamentos e procedimentos
Operacionais, o crescimento da navegação PBN hoje no mundo, enfim uma série
informações importantes e necessárias para a operação técnica, eficiente e
segura das maquinas sob esse viés.
Por tudo
isso, assume-se uma nova realidade da Aviação de Estado e seus subsistemas
complexos. Nesse novo cenário, são esperadas respostas mais adequadas, obtidas
por meio da apropriação do conhecimento e do emprego da tecnologia. Nesse
empreendimento, a administração pública procura agir com responsabilidade e
equilíbrio, ao equalizar as suas disponibilidades de investimento com a
necessidade de atendimento da sociedade, sem perder de vista a segurança das
suas ações.
Fonte: http://www.pilotopolicial.com.br
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