quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Coronel da PM lança Guia sobre abordagem policial a crianças e adolescentes

livrosantiago

O coronel da Policia Militar Gilson Santiago Messias lançou na terça-feira (4), durante o “I Seminário sobre Segurança Pública, Infância e Adolescência”, no auditório da Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM), CAB, o livro “O Papel da Polícia Militar na Proteção Integral de Crianças e Adolescentes - Manual de Abordagem”, fruto da parceria com o Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (CEDECA) e o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). A obra objetiva aprimorar as ações de policiais militares nas ocorrências que envolvam crianças e adolescentes.
O conteúdo do livro aborda aspectos gerais do comportamento infanto-juvenil, a doutrina da proteção integral, procedimentos operacionais, entre outros como: medidas socioeducativas previstas no ECA e as principais violações das crianças e adolescentes.  Para o coronel, a obra vai ajudar no posicionamento dos agentes da segurança pública nas situações diversas relacionadas com o público alvo. “Eu sou um homem feliz e queria dividir essa felicidade com todos vocês que colaboraram para criação desse “filho”. Que esse material possa orientar os policiais a seguirem um caminho ético e seguro no cumprimento do dever e na garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes”, ressaltou o coronel. 
O evento contou com a participação do comandante geral da PM, coronel Alfredo Castro, do especialista em Segurança Pública, Ricardo Balestreri, entre outras autoridades e convidados. Na oportunidade, a representante da UNICEF, Fabiana Goreinstein elogiou a iniciativa. “Fiquei muito satisfeita com o manual, pois, era uma necessidade e partindo da Policia Militar da Bahia é um grande feito que visa associar teoria e prática em defesa da causa infanto-juvenil”, salientou. 
No encerramento, o coronel Gilson Santiago autografou os exemplares para o público presente. A partir desta semana, o livro será distribuído gratuitamente nas unidades da Corporação.