sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Operação Verão reforça segurança nos principais pontos turísticos da Bahia

Cerca de 20 mil policiais militares participam da Operação Verão 2014, lançada pelo governador Jaques Wagner na manhã desta sexta-feira (3), no Jardim dos Namorados, em Salvador. O evento contou também com a presença do secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa, e do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alfredo Castro, entre outras autoridades.
A operação contempla 36 localidades baianas com vocação turística, como Salvador, Ilhéus, Lençóis, Porto Seguro e Praia do Forte. Durante o lançamento, as tropas da Polícia Militar apresentaram equipamentos para operações no ar, na água e em terra, a exemplo de helicópteros, viaturas, roupas e tanques de mergulho, bicicletas.
Segundo o governador, a Operação Verão é uma tradição que reforça os bons resultados obtidos pelo planejamento da segurança pública baiana. “Fechamos 2013 com uma redução de 10% nos homicídios no estado. Esta vitória é coletiva, dentro do programa Pacto pela Vida, que completa dois anos de esforços das polícias Civil, Militar e Técnica, secretarias de governo, Ministério Público e poderes Legislativo e Judiciário”.
Wagner disse que as ações da Polícia Militar estão melhorando a cada ano. “Já atuamos no Carnaval, que na Bahia conta com a maior operação de policiais militares em tempo de paz do mundo, e temos a experiência da Copa das Confederações, além do sorteio das chaves para a Copa do Mundo. Também possuímos equipamentos novos, uso de tecnologias e um conjunto de melhorias na infraestrutura de trabalho”.
Temporada mais extensa
O secretário da Segurança Pública afirmou que neste ano estão sendo investidos R$ 2,7 milhões no pagamento de horas extras, aquisição de uniformes, equipamentos e alimentação das tropas. “Neste ano, a movimentação do verão é mais extensa, o Carnaval é no final de fevereiro, e a temporada compreende ainda uma série de festas populares. Nossa expectativa é um verão de paz. Já temos uma redução de ocorrências contra turistas”.
De acordo com o comandante-geral da Polícia Militar, os 20 mil PMs representam um incremento de cerca de 50% no efetivo, distribuídos em diversas localidades. “São 1.200 quilômetros de praias policiadas, além do Centro Histórico de Salvador e outros pontos turísticos no interior. Temos veículos em condições de atender às exigências desta operação, além de policiais equipados adequadamente para ações específicas, como atuação em praias, calçadões, rios, balneários”.