Cerca de 20 mil policiais militares participam da Operação Verão 2014, lançada pelo governador Jaques Wagner na manhã desta sexta-feira (3), no Jardim dos Namorados, em Salvador. O evento contou também com a presença do secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa, e do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alfredo Castro, entre outras autoridades.
A operação contempla 36 localidades baianas com vocação turística, como Salvador, Ilhéus, Lençóis, Porto Seguro e Praia do Forte. Durante o lançamento, as tropas da Polícia Militar apresentaram equipamentos para operações no ar, na água e em terra, a exemplo de helicópteros, viaturas, roupas e tanques de mergulho, bicicletas.
Segundo o governador, a Operação Verão é uma tradição que reforça os bons resultados obtidos pelo planejamento da segurança pública baiana. “Fechamos 2013 com uma redução de 10% nos homicídios no estado. Esta vitória é coletiva, dentro do programa Pacto pela Vida, que completa dois anos de esforços das polícias Civil, Militar e Técnica, secretarias de governo, Ministério Público e poderes Legislativo e Judiciário”.
Wagner disse que as ações da Polícia Militar estão melhorando a cada ano. “Já atuamos no Carnaval, que na Bahia conta com a maior operação de policiais militares em tempo de paz do mundo, e temos a experiência da Copa das Confederações, além do sorteio das chaves para a Copa do Mundo. Também possuímos equipamentos novos, uso de tecnologias e um conjunto de melhorias na infraestrutura de trabalho”.
Temporada mais extensa
O secretário da Segurança Pública afirmou que neste ano estão sendo investidos R$ 2,7 milhões no pagamento de horas extras, aquisição de uniformes, equipamentos e alimentação das tropas. “Neste ano, a movimentação do verão é mais extensa, o Carnaval é no final de fevereiro, e a temporada compreende ainda uma série de festas populares. Nossa expectativa é um verão de paz. Já temos uma redução de ocorrências contra turistas”.
De acordo com o comandante-geral da Polícia Militar, os 20 mil PMs representam um incremento de cerca de 50% no efetivo, distribuídos em diversas localidades. “São 1.200 quilômetros de praias policiadas, além do Centro Histórico de Salvador e outros pontos turísticos no interior. Temos veículos em condições de atender às exigências desta operação, além de policiais equipados adequadamente para ações específicas, como atuação em praias, calçadões, rios, balneários”.