sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Governo Federal forma tropa de 10 mil PMs para conter protestos durante a Copa

Cerca de 10 mil policiais militares da Força Nacional de Segurança Pública integrarão, durante os jogos da Copa do Mundo deste ano, uma tropa de choque para conter protestos violentos durante o evento.
Treinado desde 2011, o grupo recebeu aperfeiçoamento intensificado após as manifestações de junho de 2013, durante a Copa das Confederações. “A Força Nacional não é uma força comum. Somos convocados só para momentos de crise, só para missões específicas. Cheguei a ter 42 frentes de operações abertas ao mesmo tempo no país. Para a Copa do Mundo, formamos 10 mil homens em doutrinas de ações de choque, e estamos com condições de atuar em todas as 12 cidades-sede ao mesmo tempo”, explicou o coronel Alexandre Augusto Aragon, diretor da unidade.
A previsão é de que, com a experiência do evento esportivo do ano passado, quando houve atuação em cinco estados, a Força Nacional envie soldados para todos aqueles que receberão jogos em 2014. “A tropa deverá atuar em todas as sedes. Em algumas, como força de contingência. Em outras, terá função definida de antemão, como apoio ao policiamento ostensivo, bloqueio de estádios, controle de ruas onde haverá protestos. Cada estado definirá isso”, completou.
Criada em maio de 2007 pelo presidente Lula, a tropa é composta por PMs, policiais civis, bombeiros e peritos de todos os estados, que são voluntários e passam por um treinamento diferenciado antes de serem enviados para missões excepcionais e de caráter temporário. (Bahia Notícias)