quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Formação continuada é a marca dos policiais militares do 15° Batalhão

As ações policiais que resultam em imperícia técnica, tem sido constantemente alvo de discussões acaloradas nos diferentes meios de comunicação social a respeito da qualificação do policial brasileiro.

Muitas das vezes a mídia e a sociedade têm afirmado que as ações fora da técnica são uma prática comum adotada pelas policias militar e civil, devido à falta de investimentos na sua formação continuada.

Perante essa realidade, o 15° Batalhão de Policial Militar da Bahia, situado na cidade de Itabuna, têm todos os meses investido na qualificação de seus policiais militares, reciclando os aprendizados das técnicas policiais e apresentando novas instruções e atividades que visem manter o padrão técnico da polícia militar, evitando assim ações desastrosas.   
Só neste mês de agosto, já foram ministradas três instruções com  policiais militares de diferentes modalidades, uma com os policiais do patrulhamento moto ciclístico, outra com policiais que utilizam a taser – uma arma  que tem capacidade de neutralizar o agente da ação criminosa, sem que o mesmo sofra danos a sua integridade física e a última ministrada na quarta-feira (20), pelo Tenente PM Geisael, para um efetivo de 16 policiais que receberam aulas teóricas e práticas, a respeito da Tática Individual e Conduta de Patrulha em Áreas Urbanas. 

O investimento na formação continuada, têm sido a marca do Tenente Coronel Ubiraci Barbosa da Silva, frente o comandando da unidade do 15° BPM. A Perspectiva é que todos os policiais militares da unidade que sejam instruídos, uma vez que os agentes que já participaram das instruções se tornam profissionais multiplicadores, para que possam assim qualificar ainda mais policiais.