terça-feira, 23 de setembro de 2014

15° BPM forma mais 700 jovens do PROERD aptos a dizer não ás drogas.



O PROERD - Programa Educacional de Resistência  às Drogas, formou na tarde de segunda-feira (22), na presença do Coronel PM Mozart, comandante do Departamento de Ensino da Polícia Militar, acompanhado de autoridades civis e militares,  700 jovens de sete escolas municipais inseridas em comunidades de risco na cidade de Itabuna.  

O programa que é uma parceria entre a Polícia Militar e as escolas municipais, ofereceu durante 12 semanas aos alunos do ensino fundamental, atividades educacionais  voltadas à prevenção do uso de drogas e cidadania. 

Ministrado por policiais militares instruídos a como lidar com a faixa etária dos alunos, lições sobre drogas lícitas e ilícitas foram apresentadas no ambiente escolar, acompanhada pelo professor em sala de aula, seguindo material didático disponibilizado pela secretária nacional de segurança pública, visando assim o aprofundamento do tema, visto a necessidade de preparar os jovens a resistirem as drogas. 

Durante o evento, crianças das sete escolas municipais: Batista da Califórnia, Vila Anália, Professor Roberto Santos, Grupo Escolar Pedro Lemos, Florípedes Menezes Santos de Oliveira, Verdes Campos e Escola Só o Amor Constrói, participaram de apresentações teatrais alusivas ao combate as drogas. 

O PROERD é inspirado no programa Drug Abuse Resistence Education (DARE), implantado nos Estados Unidos, e a iniciativa é  considerada pela Organização das Nações Unidas (ONU) como um dos maiores programas de combate e prevenção as drogas e a violência  no mundo.

No Brasil, o PROERD teve início em 1992 e já foi implantado em 20 estados. Em Itabuna o projeto está em atividade há 10 anos e já formou mais de 10 mil jovens.

Neste semestre a expectativa é que em dezembro, mais de 1200 alunos das escolas municipais que compreendem o sítio do menor, sejam formados pelos instrutores do PROERD do 15° BPM, que conta agora com cinco policiais militares capacitados a ministrarem o programa de resistência as drogas.