segunda-feira, 22 de julho de 2013

Grupo de pesquisa do Colégio Amélia Amado ganha destaque em Feiras Científicas pelo Brasil

segbnjjy
Foto e Matéria - Jornal Agora
O grupo de alunos pesquisadores e Bandeirantes, do Colégio Amélia Amado, estará representando a Bahia com dois projetos científicos , na SBPC Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, evento de nível internacional, que acontecerá esse ano em Pernambuco. Esse grupo foi formado em 2011 e hoje conta com 30 alunos que estudam, discutem e pesquisam sobre assuntos e temas diversos, abrangendo as várias disciplinas, Química, Física, Biologia, Engenharia, Geografia, e principalmente Sociologia.
O objetivo central é que os estudantes, orientados pelo professor e co-orientador, tenham contato com grupos de estudos e linhas de pesquisa, como também, proporcionar a aprendizagem de técnicas e métodos científicos, estimulando o desenvolvimento do pensar cientificamente e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa.

Entenda Como tudo começou




Foi proposto que o colégio Amélia Amado organizasse uma feira de ciências científica quando a coordenadora Tereza Cristina Fidelis participou em 2011 do curso de feira de ciências promovido pelo estado. Em 2013, foi feito um projeto interdisciplinar com o tema central Rio Cachoeira, onde, todo o procedimento de como é organizada uma feira de conhecimento científico e toda a metodologia para o desenvolvimento dos projetos foi passada para os alunos 8 alunos que se interessaram logo á princípio.

Foram desenvolvidos e inscritos quatro projetos, dois deles foram aprovados sendo apresentados em salvador na 1° Feira de Ciências da Bahia, nesta feira o projeto de sociologia e fotografia do cotidiano, foi escolhido como projeto de referencia representando a Bahia, no Ciência Jovem em Recife. A partir daí, outros jovens foram se motivando a participar e desenvolver novos projetos. Devido ao grande número de jovens interessados em aderir aos projetos foi organizado o GEPA, grupo de ensino e pesquisa do Amélia Amado, nesse grupo os alunos estudam sobre vários assuntos, surgindo assim vários projetos.

De acordo com a Coordenadora pedagógica e orientadora do GEPA, Tereza Cristina Fidelis, "conhecimento é importante e não é difícil, e fazer ciência não é só pra química física e biologia, ela abrange também outras disciplinas como história geografia sociologia" pontuou.

Ela explica que, num primeiro momento, busca ver o tema da Feira de Ciências, para só então pesquisar e pensar em algum projeto voltado ao tema. Ela cita o exemplo do projeto Protemco: Prótese de tecido para elevação do desempenho de atletas em práticas desportivas com foco na velocidade.

Trata se de uma roupa com espaços para armazenamento extra de pesos que o atleta poderá usar nos seus treinamentos ganhando assim uma resistência física maior, "ano passado o tema do premio jovem cientista era o esporte, nós desenvolvemos protemco e inscrevemos na 2° Feira de Ciências da Bahia, sendo escolhido para representar a Bahia na Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência em Pernambuco, com isso nós temos vários projetos que os alunos vão desenvolvendo, e nós vamos inscrevendo nas feiras de ciências que acontecem pelo Brasil" contextualiza Tereza.
Ela reitera que o Colégio está ganhando uma visibilidade maior porque todos os projetos inscritos nas feiras são aprovados, "além da participação na 1° e 2° feira de ciências da Bahia, nossos projetos também já participaram do Rio + 20, e do Encontro Mundial do Meio Ambiente, eventos de nível Internacional" destacou.

Durante todo o ano, os alunos reúnem-se semanalmente, para discutir o que está sendo lido, escrito, aprendido, com oficinas (metodologia cientifica, redação, atualidades, ética na produção cientifica, fotografia, documentários), para sistematizar tudo que está sendo estudado e pesquisado. A partir daí, são confeccionados banner's, feitos ensaios para apresentações e inscrições em Feiras de Ciências que acontecem pelo Brasil.



Os alunos: Hiago Maciel, Maria Carolina, Blenda Cavalcante, Rafaelle Araújo, Paulo Henrique, Ana Catarina,João Pedro oliveira, Jaqueline Rocha,Gabriel ferreira, Nathaly Nunes Andressa Araújo,Sandy Souza, e Murilo Ferreira, contam sempre com o apoio e incentivo da Diretora do Colégio Amélia Amado Benedita Queiroz , e do Vice-diretor Daniel Damasceno ,a Federação de Bandeirantes do Brasil, DIREC 07, e o IAT, Instituto Anísio Teixeira, dão todo o suporte necessário aos alunos, em passagens e estadias,sem contar que, o apoio familiar é de suma importância para o crescimento intelectual dos estudantes.

Veja onde os projetos do GEPA foram apresentados:
- A Sociologia e o Cotidiano através da Fotografia: suas correlações históricas e sociais, à luz dos sociólogos Max Weber, Émille Durkheim, Karl Marx- apresentado na FEBRACE em São Paulo, na USP e no CIENCIA JOVEM em Olinda, na I Feira de Ciências da Bahia, na III semana de Ciências Sociais da UESC.
- Eco Escola: utilização da água da chuva como ação de conscientização ambiental-também, já apresentado na FEBRACE.

- A cura na mística Tupinambá - apresentado na IV Semana de Ciências Sociais da UESC e na II Feira de Ciências da Bahia.

- Eco-trilha interativa - apresentado na Rio + 20, um dos seis selecionados da Bahia, no III Congresso Aprender e Ensinar Tecnologias Sociais, na II Feira de Ciências da Bahia e agora aprovada para ser apresentada no SBPC.

- PROTEMCO: Prótese de tecido para elevação do desempenho de atletas em práticas desportivas com foco na velocidade - apresentado na II Feira de Ciências da Bahia e aprovado para o SBPC em Pernambuco.

- ENSAITRO: sistema inteligente de entrada e saída do metrô - apresentado na II Feira de Ciências da Bahia.

- As três ervas que curam o mioma: -Documentário em fase de construção

- E-Lixo: descarte do lixo eletrônico - apresentado no Workshop do Ciência na Escola no IAT.