segunda-feira, 8 de julho de 2013

Policial Militar de Itabuna participa de elaboração do plano pedagógico para o SENASP

Foi realizado entre os dias 18 e 20 de junho deste ano o 2° Encontro Técnico Anual dos Coordenadores do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), que reuniu representantes dos 27 Estados brasileiros, na cidade de Brasília-DF. 

O encontro teve o intuito de discutir ações de fortalecimento, padronização e integração das políticas de prevenção nas escolas, por meio do PROERD, programa realizado pelas polícias militares que é vinculado a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), que já atendeu mais de 20 milhões de crianças em todo o Brasil.


Foram convidados 100 profissionais, dentre pedagogos, facilitadores e policiais militares que atuam como coordenadores e instrutores do projeto em todo o país.   

A Policial Militar Adriana Batista Santos Chachá, lotada no 15° Batalhão, formada em pedagogia pela UESC, com especialização em métodos e técnicas de ensino, foi uma das convidadas, representando o Estado da Bahia como pedagoga Máster do Proerd. 


A indicação de Adriana para participar deste evento, foi garantida visto a sua brilhante atuação como pedagoga frente aos cursos de formação de Instrutores do PROERD. Com uma experiência de 08 anos junto à comunidade escolar, a policial tem desenvolvido com sua equipe as competências sociais, entre os pais e alunos do 5º e 7º ano do ensino fundamental e da educação infantil, em várias cidades da Bahia, a exemplo de Itabuna, Itajuípe, Coaraci e Itapitanga. 

Durante o encontro, foram analisadas as atividades realizadas entre 2011 e 2012 e o conteúdo do curso nacional de instrutores. Assim como realizada oficinas e discussões onde foram estabelecidas algumas ações emergenciais, como a formação de um documento que referenciasse pedagogicamente o programa. 

  
Dessa forma, a policial Adriana e mais seis pedagogos de outros Estados, ficaram responsáveis por elaborar um documento que servirá como Matriz Referencial do Perfil e Atuação do Pedagogo PROERD, dentro das normas de qualidade do Senasp, num prazo de 120 dias.  


Essa atribuição conferida a policial foi referendada mediante escolha democrática, entre o grupo de pedagogos participantes do programa em todo o país. A preferência pela policial como uma das mentoras do documento, demonstra o seu grau de habilidade e compromisso com o evento, características genuínas dos policiais do 15° Batalhão de Polícia Militar de Itabuna.