quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Polícia Militar prepara efetivo para o Sete de Setembro em Itabuna


Uma prévia de como será a participação das corporações militares no desfile de Sete de Setembro em Itabuna, homens do 15º Batalhão de Polícia Militar (15º BPM), do 4º Grupamento de Bombeiros Militares (4º GBM), da Companhia de Polícia Rodoviária Estadual e estudantes do Colégio da Polícia Militar (CPM) ocuparam toda a extensão da pista do antigo Aeroporto Tertuliano Guedes de Pinho, no bairro Lomanto Júnior, para o ensaio geral do desfile cívico do Sete de Setembro, que acontece no próximo sábado.

Segundo o comandante do 15º BPM, Ten-Cel PM Marcos Antonio Lemos, as instituições da PM estarão participando do desfile cívico com 436 integrantes, entre oficiais e policiais militares, além de alunos do CPM. Ele ressalta que a participação da Polícia Militar nas manifestações cívicas do Sete de Setembro é algo que já faz parte da própria história das corporações militares no País e, especialmente, para a PM, é um momento singular de enaltecer a Pátria.


“Isto é algo intrínseco à própria existência da Polícia Militar“, arrematou o Ten Cel Lemos. O comandante revelou que o efetivo do 15º BPM estará dividido entre o 1° Pelotão de Combate, 2º Pelotão Feminino, 3º Pelotão de Policiamento Ostensivo, 4º Pelotão Tático Operacional Especial, cavalaria, companhia de ciclismo, Rotam, bem como entre dois pelotões formados pelo 4º GBM. Além do desfile, a Polícia Militar também estará com efetivo nas ruas para garantir a segurança de participantes e espectadores, e a ordem pública durante a festa cívica do Sete de Setembro.

Quanto aos alunos do Colégio da Polícia Militar, num total de 275, eles estarão divididos em quatro companhias, incluindo a Banda Marcial, mais um pelotão denominado de Estado Maior, onde estará sendo conduzido garbosamente o Pavilhão Nacional, ladeado por oficiais e acompanhado por bandeiras de todas as unidades federativas.

De acordo com a programação oficial divulgada pela Secretaria Municipal da Educação de Itabuna, responsável pela organização do desfile, a programação terá inicio às 8h, no palanque instalado na Praça Otávio Mangabeira (Camacan), com a solenidade de hasteamento de bandeiras e execução do Hino Nacional. Em seguida, o prefeito Claudevane Leite, acompanhado de autoridades civis militares, passará em revista às tropas perfiladas ao longo da Avenida Fernando Cordier.

Na sequência, os militares iniciam o desfile partindo da Praça José de Almeida Alcântara (Jardim do Ó) em direção à Avenida do Cinquentenário. Em Itabuna, além das instituições militares, a festa pelos 191 da Independência do Brasil reunirá escolas das redes públicas municipal e estadual de ensino, a Escola Pio XII, da rede privada, lojas maçônicas, clubes de serviços, movimento Bandeirantes, organizações sociais, a Fundação Marimbeta, Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania e beneficiários do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti).