sábado, 6 de dezembro de 2014

15° Batalhão forma mais 201 alunos do PROERD em Itapitanga



O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, curso promovido através da parceria entre a Prefeitura Municipal de Itapitanga, Secretaria de Educação e a Policia Militar da Bahia,  formou sua segunda turma de alunos na cidade de Itapitanga-BA,  na tarde de ontem, sexta-feira(5) na Praça da Feira.

A cerimônia de Formatura que começou por volta das 15h30min, e reuniu 201 crianças de cinco escolas participantes do projeto, contou com as presenças de várias autoridades locais, dentre elas o prefeito Joaquim Babo, secretários do governo, Diretoras das Escolas, Vereadores e Policiais Militares, com a presença do Tenente Coronel Ubiraci Barbosa Da Silva, Comandante do 15° Batalhão de Polícia Militar.

Abrindo a cerimonia de formatura, o comandante do 15° BPM – Ten Cel PM Ubiraci falou da importância do Proerd para as escolas e para formação das nossas crianças no tocante a resistência às drogas. "As drogas é um mal que assola muitas famílias nos tempo de hoje e o Proerd vem mostrar como resistir às drogas e à violência. Para isso é preciso que a família também faça a sua parte" ressaltou. 

O prefeito Joaquim Babo fez questão de assegurar que o programa dará continuidade no seu governo. Aproveitou para agradecer ao Comandante por ter inserido mais uma vez o município no PROERD e lembrou que a indicação de trazer o programa para o município veio através da proposição apresentada pelo vereador Joel Fernando(PCdoB) no ano passado na Câmara de Vereadores, a qual foi aprovada por todos e acatada pelo seu governo através da secretaria da Educação. 

Em seguida foi a vez da Secretária de Educação Ana Celeste, informar que cerca de 201 alunos estavam concluindo a formatura neste segundo semestre de 2014, atendidas em cinco escolas: Escola Municipalizada Ana Luíza, Escola José Batista, Escola Antônio Teodoro, Escola Laurinda Fraga Pimentel e Escola João Baldoino Filho. A secretária anunciou que em 2015 o Tenente Coronel Ubiraci, já autorizou a aplicação do programa no primeiro semestre, onde a novidade será a implantação no Colégio João XXIII. 

Os instrutores que aplicaram o curso, também foram lembrados e elogiados pela dedicação, alegria e simpatia que demonstraram ao logo dos encontros com os alunos, professores e coordenadores das unidades escolares. Vale ressaltar a importância da participação efetiva dos professores e coordenadores para o desenvolvimento das lições do Proerd, que em parceria com os instrutores, foram aliados fundamentais ao sucesso junto aos seus alunos.

Para os instrutores, a formatura representa o momento em que um ciclo se fecha para dar inicio a outro. Neste caso, os alunos foram instruídos a manter-se longe das drogas e da violência e o juramento realizado por eles que diz:

 "Prometo ao concluir o curso Proerd, cumprir meus deveres de criança, honrar meus pais e professores  e a minha escola, não esquecendo dos ensinamentos recebidos, do respeito a Deus e ao próximo de resistir às drogas e a violência, prometo dizer não as drogas, hoje e sempre!" é um exemplo de compromisso que fará a criança se lembrar das consequências de seus atos, devendo assim pensar no que lhe foi ensinado para fazer as melhores escolhas.

 Durante a formatura, foi realizada pelos alunos o juramento e apresentações por colégio que emocionaram os instrutores do programa, os soldados Adriana, Kleber, Renata e Sena, que foram elogiados pela secretária de educação, devido à dedicação e alegria com o qual eles desenvolveram o projeto na cidade. 

O Proerd foi implanto na cidade de Itapitanga no ano de 2013 através da parceria entre Prefeitura, Secretaria de Educação e o Comando do 15 BPM . A primeira turma de alunos formados pelo Proerd  aconteceu em novembro do ano passado, onde  foram formados cerca de 175 alunos da rede municipal de ensino.

Confira as fotos!